EN

Agrofloresta

Por Wilson Fernades
Publicado em 25/03/2021 | Atualizado em 25/03/2021

Quando integramos diferentes espécies vegetais, sendo estas de crescimento espontâneo, espécies nativas ou há séculos aculturadas em nosso Bioma, estamos falando de Permacultura. Espécies auto suficientes em recursos hídricos, se mantendo apenas com a água das chuvas. Espécies que interagem com o solo, intercambiando nutrientes, que combinadas conseguem sobreviver ao ataque de insetos herbívoros.

Quando agregamos e não segregamos estas espécies, sim, falamos de Permacultura.

Basta respeitar o equilíbrio que a Natureza levou milhões de anos para Coevoluir, e por adaptação, conseguimos incorporar este equilíbrio em prol de nosso Bem-Estar. Assim foi com as Populações Tradicionais, como os Guaranis.

Falar em Permacultura nos dias de hoje, é coexistir de maneira ecológica com que as plantas nos oferecem, com todos seus Nutrientes, entre eles Minerais, Vitaminas e Proteínas. As Espécies Alimentícias Não Convencionais carregam em sua composição toda química original, propriedades saudáveis que as tornam verdadeiros Fitoterápicos, auxiliando na manutenção do equilíbrio de nosso Sistema Imunológico.

Como exemplo, as PANCS, guardiãs e mantenedoras de princípios ativos inalterados pela manipulação genética, são cientificamente comprovadas como plantas de ação preventivas contra inúmeras patologias; hipertensão, diabetes, colesterol, câncer, etc. Além de contribuir para prevenção da obesidade, gatilho para as enfermidades citadas.

Não precisamos inventar absolutamente nada de novo, pois apenas observando como a Natureza é extremamente Permacultural, basta seguir seus passos. Isto porque os vegetais estão aqui há milhões de anos antes de nossa espécie, a humana surgir. A Interação das espécies e o respeito pelo solo e pela água é o que torna possível habitar e coabitar de maneira ecológica nosso Planeta.

A Floresta, além de seus recursos de manutenção e interação das espécies, sejam animais como vegetais e estes com o solo, permite sua utilização, desde de que seja com equilíbrio e respeito. Respeitando seus ecossistemas para planejar e difundir agriculturas sustentáveis. O uso de sua borda, ou mesmo em seu interior, a Floresta nos mantém a umidade necessária, proteção contra as intempéries do clima e acima de tudo, nos oferece um solo com todos os nutrientes necessários para cultivar as espécies de nosso interesse.

Isto é Agrofloresta, o cultivo de plantas há séculos ou milênios, aptas a conviver em meio as Florestas ou no seu entorno.

Agrofloresta e Permacultura se fundem em apenas um objetivo: Equilíbrio e Manutenção da Vida, seja esta a nossa ou da Natureza, ou mesmo a nossa compartilhada com a Natureza. Portanto, somos e fazemos parte do Meio. Somos um só organismo. Somos Guaranis e Mata Atlântica, Somos Iguazú Wellness.

 

Quer receber sua dose
diária de bem-estar?