EN

Os Andorinhões das Cataratas do Iguaçu

Por Juliane Ebling
Publicado em 13/10/2022 | Atualizado em 13/10/2022

 

Vamos trazer atenção hoje para o Andorinhão-velho-da-cascata _Cypseloides senex_

Essa ave faz parte do cenário das Cataratas do Iguaçu, habita atrás dos saltos e através da observação atenta as suas características trazemos incríveis lições de vida!
Vamos citar algumas:

São da Ordem Apodiformes que significa sem pés, seus pés são muito pequenos e com garras recurvadas, o que faz com que precisa se agarrar nas rochas, já que essas características não o permitem pousar em tronco de árvores por exemplo. Ao invés de reclamar por ser diferente, ela constrói num lugar improvável seu habitat e encontra harmonia na sua singularidade, um local só dela, que pensando bem, nada mal essa escolha. Então aceite suas diferenças, habite nelas em harmonia, e com certeza oportunidades únicas a ti se apresentarão?

Ela atravessa a força das águas e encontra seu refúgio de paz, atrás dos saltos onde também utiliza dos vegetais e musgos para construção de seus ninhos. São aves observadores, conseguem ver além do fluxo intenso da água que seu estado já está entre líquido/gasoso e que brechas sempre existem, enfrenta o paredão em movimento sem medo. Qual o paredão que se apresenta diante de nós? Teríamos a mesma coragem? Conseguiríamos enxergar além dele e seguir?

Estão voando entre 80-90% de sua vida. Isso mesmo, a vida não para, é movimento! Sinta a oscilação do seu batimento cardíaco, enquanto ele oscilar... voe, porque a hora que parar significa que energia vital já não poderá mais ser inalada. Então, movimente-se, viva hoje, o agora, desfrute cada respiro, ressone!
E para finalizar, todas se unem no nascer e no pôr do sol em voos sincronizados, como se estivessem num ritual de agradecimento pelo existir. Quanto tempo tiramos durante o dia para estar com quem amamos dedicando gratidão a vida?

Quer receber sua dose
diária de bem-estar?