EN

Fitoterapia Guarani

Por Biólogo Wilson Fernandes
Publicado em 11/05/2020 | Atualizado em 11/05/2020

Dioscorea (Dioscorea bonariensis), planta com hormônio bioidentical bastante semelhante à progesterona. Os índios costumavam controlar a natalidade.

Nossos povos ancestrais nos deixaram a riqueza de sua sabedoria, o conhecimento das ervas curativas da Mata Atlântica. Vamos descobrir mais sobre a fitoterapia Guarani? 

AUDff0viaoe7aW_2b28bRzFXUX4B-OCsxaqySEwxhGGV2oQHiek-ittcvwcQ_Hb4Bs41nfpuQAynt1Uc6xhzuSwoV_SPUpVpCPJPwnmPXegq0yjE37K9MxsnoCV8JW2uiLzmHPHf

 

"Yaborã-di" (Pilocarpus pennatifolius), na etnologia guarani, significa uma planta que baba. Os índios Tupi-Guarani usam-no para aumentar a produção de suor e saliva. Em 1875, a pilocarpina alcalóide foi isolada e descobriu sua capacidade de reduzir a pressão intra-ocular em casos de glaucoma e causar o fechamento da pupila.

Resultado de imagen para jaborandi flor

 

Palmito Juçara, Palmito Juçara (Euterpe edulis): Os caboclos dizem que para estancar o sangue de qualquer golpe no meio da floresta, não há melhor recurso do que espremer o caule desta palmeira e deixar cair o suco sobre a ferida. Produz muito ardor, mas o sangue pára e a ferida seca em poucas horas. (CORR, M.P., 1926, p. 543)

Resultado de imagen para açai juçara

Coração de Palmeira Juçara (Euterpe edulis)

 

Ora-pró-nóbis (Pereskia aculeata) É apelidada de "carne pobre" porque suas folhas são ricas em proteínas (25%) e, portanto, são usadas em saladas, sopas e omeletes. Tem mais vitamina C do que laranja e mais ferro que uma beterraba. As flores também são comestíveis. Na medicina popular, esta espécie é usada em processos inflamatórios.

Resultado de imagen para ora pro nobis flor

Quer receber sua dose
diária de bem-estar?