EN

Yoga, Meditação e Mindfulness

Por Rozi Menezes e Juliane Ebling
Publicado em 25/03/2021 | Atualizado em 25/03/2021

O YOGA nasceu na Índia, vem de umas das mais antigas línguas, do sânscrito “YUJ” que significa união, controle e concentração. É a ciência que convida sutilmente o ser humano ao encontro com o todo absoluto da existência, através do conhecimento do corpo e suas relações com o controle físico, mental e espiritual promovendo um relaxamento e concentração mental, a meditação. Onde, a atenção é focada em pensamentos e respirações.

O Yoga é a introdução à meditação. Nós, seres humanos, ainda muito apegados ao que se vê, a matéria, precisamos aprender a preparar nosso corpo físico para a sutileza da alma. Sabe-se que praticar Yoga melhora a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência e a força física. Enquanto a meditação ajuda a manter a mente nítida e clara, alivia o estresse e melhora o bem-estar geral. 

A prática regular de MEDITAÇÃO E YOGA como fonte de saúde e bem-estar, auxilia na prevenção de doenças se praticado regularmente, com resultados de médio e longo prazo no fortalecimento do Sistema Imunológico. Também é creditado com efeitos curativos e terapêuticos.

Os 6 principais benefícios:

  • Aumenta a capacidade pulmonar;

  • Promove a reeducação postural, especialmente em casos de problemas nas costas;

  • Melhora a flexibilidade, vitalidade e força;

  • Tonifica o corpo inteiro;

  • Fornece o equilíbrio físico e mental, gerando uma corrente energética positiva que se traduz em maior confiança e autoestima.

  • Desenvolve o autoconhecimento através do relaxamento neuromuscular, alívio do estresse e acalma a mente, trazendo paz interior.

 

Existem diferentes técnicas utilizadas para as práticas, vamos citar algumas:

HATHA YOGA 

Aulas de Yoga intuitivas focadas na respiração, alongamentos e posturas (Asanas). A prática ajuda a reconhecer, adaptar e sentir o ambiente externo, para um reconhecimento do ser interno, na busca da harmonia existencial. Em paralelo aos Asanas, exercícios de reeducação respiratória para melhor gerenciar os níveis de estresse e ansiedade.

 

YOGA NIDRA

O conceito científico de relaxamento, além do senso comum, requer o estado de sono dinâmico, que ocorre na zona de limite entre sono e vigília, induzida na condução da Yoga Nidra (do sânscrito Yoga = união; Nidra = sono). A prática utiliza de técnicas para promover o relaxamento físico, mental e emocional.

 

MEDITAÇÃO E MINDFULNESS

A Meditação e o Mindfulness são um conjunto de técnicas que possibilitam um processo de autorregulação da atenção, que visa treinar a capacidade do praticante de se concentrar, desenvolvendo o controle mental. Pesquisas científicas apontam para os muitos benefícios associados à atenção plena, como diminuição dos sintomas de estresse e ansiedade, reabilitação da função cognitiva, melhor regulação das emoções e redução da insônia. Exercícios respiratórios que facilitarão o relaxamento corporal, a oxigenação cerebral e a ancoragem da mente.

Lembramos que a meditação deve seguir práticas constantes para o alcance do desdobrar de maneira profunda da consciência, já o Mindfulness associa sua atenção a um foco direcionado, seja na respiração, uma caminhada, a concentração da sua consciência num momento presente. 

 

São práticas transformadoras de autoconhecimento importantes nos dias do hoje, visando o processo na qual estamos passando, com a pandemia do Coronavírus, manter a calma, cuidar do nosso sistema imunológico, e vibrar em frequências positivas para juntos vencermos esses momentos de transição. 

Quer receber sua dose
diária de bem-estar?